Conhecendo a Pedra da Macela

by - abril 10, 2018



Saudações pessoal, para estrear o blog vamos começar com uma dica de trilha para iniciantes, mas que não se engane, pois ainda que você seja alguém mais experiente é um lugar que eu super recomendo a experiência de estar conhecendo. Sendo assim a trilha de hoje é a Pedra da Macela, lugar conhecido por muitas pessoas do interior do Rio de Janeiro e também de São Paulo por seu incrível nascer do sol com vista para o mar.


Informações gerais sobre a trilha


Distância: 2 km (Aproximadamente)

Altitude: 1840 metros

Tempo médio: 1 hora

Localização: Paraty - RJ


Início

Existem várias formas de se chegar a região da trilha da Pedra da Macela, sendo a melhor opção para quem estiver vindo de São Paulo capital ou do interior do estado é pegar o acesso através da cidade de Guaratinguetá (saída 65) e seguir pela estrada Cunha-Paraty até o KM 66. A partir deste ponto você encontrara sinalizações que indicarão acesso a uma estrada de terra que levará para a base da trilha.

Dica Importante

Evite ir para o local com carros que sejam muito baixos, pois em determinando ponto do caminho você ganhara acesso a um trilha de terra com muitas pedras e elevações, o que pode levar a danificar o carro por baixo caso ele esteja com muitas pessoas.

A trilha

Um dos pontos que tornam a trilha da pedra da macela uma ótima opção para iniciante no meio do montanhismo / trilhas é que seu caminho é totalmente asfaltado! Isso mesmo, o acesso é através de um caminho totalmente calçado e cercado de uma vegetação incrível.


Durante longo do percurso é possível notar que sua subida se tornará bem ingrime podendo fazer você parar algumas vezes para recuperar o fôlego. Ainda sim, a trilha é muito agradável, sendo comum ver crianças levadas para fazê-la.

Ao chegar no final da trilha eu recomendo que você olhe para trás, pois terá uma visão incrível da serra por conta da altitude. Após apreciar este momento basta você andar pela pequena trilha localizada a direta do portão da estação de rádio para ganhar acesso  a área de camping.


A área para barracas não é muito extensa, por isso recomendo que chegue um pouco mais cedo no local para garantir um lugar. Uma vez no local, basta curtir o céu estrelado que o lugar proporciona e aguardar o nascer sol.

Dicas
  • Você não precisa ir necessariamente para acampar no local, muitas pessoas realizam a trilha de madrugada apenas para ver o nascer do sol. Porém, eu recomendo que seja feito o acampamento para se aproveitar mais do lugar, além do que a pôr do sol também proporciona uma ótima visão.
  • Leve água e comida suficiente para o período que deseja ficar no topo da pedra, pois não existe nenhum tipo de auxilio no local como nascentes.
  • Não faça fogueiras! Evite atear fogo na vegetação local para esquentar qualquer tipo de alimento. Use de fogareiros ou outras opções portáteis para isso.
  • Leve protetor solar caso decida muitas horas do período da manha no topo da pedra, pois o sol se tornará bem forte logo cedo.
  • Importante acompanhar a previsão do tempo, pois dias muito nublados impossibilitarão a vista do mar no inicio da manha.

Fotos









You May Also Like

0 comentários

Acompanhe nossas aventuras pelo instagram