Canyon da Faxina em São Luis do Purunã

by - abril 19, 2018


O Canyon da Faxina foi minha primeira aventura com a agência Aventura Curitiba, sendo que posso antecipar que a experiência com eles foi incrível, não só pela preparação que eles oferecem
 antes de se realizar uma de suas atividades mas também pela comunicação durante toda a trilha. Sem mais delongas vamos falar da trilha.

Informações gerais

Distância: 6 km (ida/volta)

Altitude: 1840 metros

Tempo médio: 1 e 30 / 2 horas

Localização: São Luiz do Purunã - Paraná

A trilha

Nosso trajeto começa com a necessidade de pular uma pequena cerca para ganhar acesso a trilha, sendo que caso você tenha receio em fazer o pulo é possível passar por debaixo da mesma. Com isso, começamos a primeira parte de nossa aventura, que consiste em uma caminhada leve ao céu aberto com um ganho de altitude bem distribuído ao longo de seu percurso, onde apenas em seu final temos um maior ganho de inclinação, o que poderá fazer você forçar um pouco a perna. Mesmo não sendo a parte final da trilha este ponto já oferece uma visão incrível da região, sendo um ótimo ponto para respirar por alguns minutos e tirar algumas fotos.

Foto tirada pelo Aventura Curitiba
Seguindo a trilha, em sua segunda parte nós adentramos um trecho que possui uma mata um pouco fechada, onde você deve ficar atento aos locais em que pisa, pois no chão haverá diversas pedras e caso tenha chovido no dia anterior poderão estar um pouco lisas. Após percorrer um pouco mais da metade do caminho nos deparemos com o segundo ( e último) momento em teremos um ganho de altitude considerável. Essa parte da trilha precisa de um pouco de cuidado, especialmente se você perceber que o chão está com muito barro deixando-o escorregadio, sendo recomendo fazê-lo com mais calma e usando das árvores ao redor para se apoiar.

Foto tirada pelo Aventura Curitiba
Por fim, chegamos a parte mais elevada de nosso percurso, porém não a última de nossa trilha. Você precisará pular ainda mais duas cercas durante a parte final do trajeto, que assim como na primeira serão por um lugar totalmente aberto e as cercas podem ser cruzadas por baixo. Nesta última parte, diversas pedras de grande porte podem ser escaladas para se ganhar uma visão mais ampla da região até a chegada da cachoeira do Canyon que é o lugar final de nossa aventura.

Dicas para trilha


  • No final do canyon existem diversos poços de água formado pelo rio que forma a queda da cachoeira, sendo possível nadar nos mesmos. Assim, recomendo levar uma roupa extra e uma toalha caso queira entrar na água.
  • Por ter momentos em que a trilha é fechada, o ideal é fazê-la usando uma calça para evitar picadas de insetos ou cortes.
  • Por ser uma trilha leve você não precisa levar quantidades exageradas de alimentos ou água. Eu recomendo de 1 a 2 litros no máximo de água e algumas frutas acompanhadas de um sanduíche para comer no final.
  • Caso esteja um dia de muito sol é recomendável passar um protetor solar e levar óculos para não se sentir incomodado quando chegar no final da trilha.

Fotos da trilha


Foto tirada pelo Aventura Curitiba

Foto tirada pelo Aventura Curitiba

Foto tirada pelo Aventura Curitiba

Foto tirada pelo Aventura Curitiba

Foto tirada pelo Aventura Curitiba

Foto tirada pelo Aventura Curitiba

Foto tirada pelo Aventura Curitiba

You May Also Like

0 comentários

Acompanhe nossas aventuras pelo instagram