Escalada na Pedra do Santuário

by - maio 01, 2018


A pedra do Santuário se trata de um local para prática de escalada e turismo religioso localizada no município de Pedra Bela interior de São Paulo. O acesso ao local pode ser realizado por carro, estando a mais ou menos duas horas da capital paulista, possuindo um restaurante próximo ao local de escalada. A escalada da pedra do santuário foi minha primeira experiência com a galera do RapelSP, podendo afirmar que se trata de um pessoal incrível, possuindo um extremo cuidado com a segurança dos participantes como uma preocupação em ensinar o necessário para realizar a atividade de escalada.

Informações Gerais:

Localização: Município de Pedra Bela/SP

Tempo Médio: 2 horas (saindo da capital)

Tamanho das Vias: 45 metros

A escalada.

Ao chegar no local escolhido para realizar as escaladas, os guias preparam as vias(rota da escalada), enquanto somo instruídos sobre os equipamentos que iremos utilizar para realizar a escalada. De início foram escolhidas vias menores para que os novatos aprendam as técnicas básicas, como se planejar durante a escalada escolhendo as melhores agarras(saliências na rocha, que se utiliza como apoio para os pés e mãos) para subir pela rocha, a posição do corpo rente a pedra(parecendo uma lagartixa kkkk) e como descer, no caso o método escolhido foi o baldinho, onde o instrutor desce que está praticando, controlando a corda(confesso que foi onde tive mais dificuldades)

Equipe da RapeSP preparando as vias para escalada

Uma vez que todos os participantes realizaram a primeira escalada, foi aberta uma via maior, esta de 35 metros, uma vez apreendida a técnica se torna mais fácil realizar a escalada. A princípio parece impossível que você consiga apoio nas pequenas saliências da rocha ou "cristais" como são chamadas, mas conforme se vai escalando fica muito natural o processo de apoio. Vale ressaltar que as sapatilhas de escaladas causam um desconforto pelo formato, mas ela é essencial para conseguir apoio com os pés. No geral a atividade se trata uma superação de medo(principalmente quando você escorrega e fica preso a uma corda a vários metros do chão.... sim eu escorreguei... noob), vale muito a pena a experiência, ainda mais pelo visual do local que é muito bonito, típico do interior de São Paulo.

Dicas para a escalada:
  • Se você é iniciante o ideal é utilizar calça, pois a probabilidade de arranhar o joelho na escala devido a inexperiência é muito alta.
  • Por existir um restaurante próximo ao local não é necessário levar uma quantidade exagerada de alimento, sugiro de 1 a 2 litros de água, frutas e alimentos leves caso não queira gastar dinheiro no restaurante.
  • Recomendo levar protetor solar para não se queimar ao final do dia
Fotos do Eventos






You May Also Like

0 comentários

Acompanhe nossas aventuras pelo instagram